Programme de l’expérience québécoise

O Québec criou um programa de imigração que contempla todas as pessoas que por algum motivo não foram selecionadas através do Arrima (Programa Regular de Trabalhadores Qualificados), ou até mesmo aquelas pessoas que não desejam esperar serem selecionadas.

O PEQ (Programme de l’expérience québécoise) é um programa de imigração provincial do Québec criado em 10 de fevereiro de 2010 para permitir que trabalhadores estrangeiros e estudantes internacionais fixem residência permanente no Canadá.

Este programa, diferentemente de outros programas, como os programa de pontos (através das plataformas do Arrima ou do Express Entry, por exemplo) é um programa com menos requisitos para imigrar. Porém devem ser observados alguns poucos, mas importantes requisitos. 

Também é importante frisar que este sistema não utiliza um sistema de seleção de pontos tão pouco seus critérios de atribuição de pontos, ou seja, pouco importa a sua formação (desde que você tenha pelo menos ensino médio completo) ou a sua idade (desde que você tenha pelo menos 18 anos de idade).

Se os candidatos atenderem aos critérios de elegibilidade, eles deverão enviar sua demanda ao Ministério da Imigração, Francisação e Integração do Quebec (MIFI) para requerer um Certificado de Seleção do Québec (CSQ). Para se qualificar, você precisa ter experiência no Québec como estudante internacional ou como trabalhador qualificado.

Quem pode imigrar por esse programa?

Estudantes estrangeiros ou trabalhadores temporários.

Principais requisitos para imigrar via PEQ:

  • Viver temporariamente na Província do Québec com o objetivo principal de trabalhar ou estudar e respeitar as condições de sua estadia;

  • Ter estudado um dos diplomas elegíveis e ao final do seu diploma ter trabalhado 12 ou 18 meses, no caso do PEQ Estudo;

  • Ter trabalhado pelo menos 24 meses, no caso do PEQ Trabalho;

  • Ter a intenção de se estabelecer na Província do Québec para continuar trabalhando após o termino dos estudos (no caso do PEQ Estudo);

  • Ter a intenção de se estabelecer na Província do Québec para continuar trabalhando após o 24 meses de trabalho (no caso do PEQ Trabalho);

  • Demonstrar conhecimento intermediário avançado de francês oral (B2) para o requerente principal (estudante ou trabalhador), demonstrar conhecimento básico intermediário de francês oral (A2) para o cônjuge (os filhos acompanhantes não precisam) e ter passado na prova de valores da Província do Québec.

PEQ Estudo – Imigrar através do estudo

O programa de Experiência Quebequense oferece aos estudantes internacionais a possibilidade de fixarem residência de forma permanente no Canadá.

Se você estudou um dos 5 diplomas elegíveis ao programa de imigração via os estudos, trabalhou de 12 a 18 meses (dependendo do diploma em que se graduou), atuando em uma função profissional que se enquadra em um NOC 0, A ou B, e possui proficiência do idioma francês em nível B2, então com certeza o PEQ Estudo será o melhor caminho para requerer o seu CSQ.

(saiba mais como imigrar estudando)

PEQ Trabalho- Imigrar através do trabalho

O programa de Experiência Quebequense oferece aos trabalhadores estrangeiros temporários a possibilidade de fixarem residência de forma permanente no Canadá. 

Se você trabalhou na Província do Québec por pelo menos 24 meses em período integral (mínimo de 30 horas de trabalho), atuando em uma função profissional que se enquadra em um NOC 0, A ou B, e possui proficiência do idioma francês em nível B2, então com certeza o PEQ Trabalho será o melhor caminho para requerer o seu CSQ.

Você veio ao Québec para acompanhar seu cônjuge que veio estudar e esta trabalhando? Acompanhantes dos estudantes estrangeiros podem acelerar o processo de residência permanente de toda família se já atenderam aos requisitos do programa, através da experiência de trabalho. 

(saiba mais como imigrar trabalhando) 

Consultoria Inicial

Descubra como estudar, trabalhar ou morar no Canada.

Quer saber mais sobre o PEQ Estudo ou PEQ Trabalho?