PEQ - ESTUDO

Como funciona o programa de estudos

Este programa é para você que obteve um diploma elegível em uma instituição de ensino do Québec, adquiriu experiência de trabalho na Província, está atualmente empregado e possui conhecimento intermediário avançado de francês oral (B2).

O programa de Experiência Quebequense oferece aos estudantes internacionais a possibilidade de fixarem residência de forma permanente no Canadá.

Se você estudou um dos 5 diplomas elegíveis ao programa de imigração via os estudos, trabalhou de 12 a 18 meses (dependendo do diploma em que se graduou), atuando em uma função profissional que se enquadra em um NOC 0, A ou B, e possui proficiência do idioma francês em nível B2, então com certeza o PEQ Estudo será o melhor caminho para requerer o seu CSQ.

No Québec pouco importa se a instituição de ensino for publica ou privada. Em ambos os cenários você é elegível tanto para pedir o CSQ como para solicitar o PGWP.

Critérios de Elegibilidade

Para ser elegível ao PEQ Estudo, você deve atender a  todas  as condições do Programa de Experiência do Québec ao enviar sua inscrição para seleção permanente:

  • pretender se estabelecer no Québec para conseguir um emprego;

  • ter permanecido temporariamente no Québec com o objetivo principal de estudar e ter cumprido as condições de estada;

  • ter permanecido no Québec por pelo menos metade da duração de seu programa de estudos;

  • Ter cursado e ter se formado em um uma instituição de ensino designada (DLI)

  • possuir um diploma elegível do Québec;

  • para titulares de diploma de DEC técnico, bacharelado, mestrado ou doutorado:

    1. ter obtido experiência de trabalho em tempo integral de pelo menos 12 meses após o término do programa de estudos em um emprego de nível 0, A ou B da Classificação Nacional de Trabalho (NOC);

    2. ter um emprego de tempo integral no nível 0, A ou B de acordo com o NOC no momento da apresentação da candidatura (a experiência de trabalho e o emprego ocupado não precisa estar relacionado ao seu programa de estudos);

    3. a experiência de trabalho adquirida por meio de um estágio no Québec exigido pelo programa de estudos, em tempo parcial ou integral, para o qual uma autorização de trabalho foi emitida pela Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá, pode ser reconhecido até um máximo de três meses. No caso de estágio em tempo parcial, o período apurado corresponde ao seu equivalente a tempo inteiro.

  • para titulares de um diploma de estudos profissionais (DEP) que, isoladamente ou com um certificado de especialização profissional obtido consecutivamente, atesta 1.800 horas ou mais de educação continuada e dá origem a uma determinada profissão:

    1. ter obtido experiência de trabalho em tempo integral de pelo menos 18 meses após o término do programa de estudos em um emprego de nível 0, A ou B da Classificação Nacional de Trabalho (NOC);

    2. ter um emprego de tempo integral no nível 0, A ou B de acordo com o NOC no momento da apresentação da candidatura;

    3. se sua experiência de trabalho foi adquirida em um emprego de nível 0, A ou B, não precisa estar relacionada ao seu programa de estudos;

    4. se sua experiência de trabalho foi adquirida em um cargo de nível C, deve estar relacionada ao DEP obtido no Québec. Para obter mais informações sobre empregos de nível C relacionados ao seu programa de estudo, visite o site Infoway, selecione o título do seu programa de estudo neste diretório e identifique a seção Profissões direcionadas ;

    5. a experiência de trabalho adquirida por meio de um estágio no Québec exigido pelo programa de estudos, em tempo parcial ou integral, para o qual uma autorização de trabalho foi emitida pela Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá, pode ser reconhecido até um máximo de três meses. No caso de estágio a tempo parcial, o período apurado corresponde ao seu equivalente a tempo inteiro.

  • comprometer-se a atender às suas necessidades básicas e, se for o caso, às do seu cônjuge ou cônjuge e dos filhos a cargo incluídos na sua candidatura para seleção permanente, por um período mínimo de três meses;

  • ter pelo menos 18 anos, ter um passaporte válido e, se estiver enviando sua inscrição do Québec, estar legalmente no Québec quando enviar sua inscrição;

  • obter, nos prazos previstos, um atestado de aprendizagem dos valores democráticos e dos valores quebequenses. Os membros da sua família incluídos na sua candidatura (cônjuge com 16 anos ou mais e filhos dependentes com 18 anos ou mais) também devem obter este certificado. 

Você não é  elegível  para o Programa de Experiência do Québec se:

  • é titular de bolsa com cláusula de devolução no seu país, a menos que já tenha cumprido esta condição;

  • você iniciou um novo programa de estudos no Québec.

Diplomas Elegíveis

São elegíveis estes 5 diplomas:

  • DEP (Diploma de Estudo Profissionalizante), o curso precisa ter pelo menos 1.800 horas de duração.

Caso o curso escolhido tenha menos de 1.800 horas, ele precisa ser seguido de um curso com diploma ASP (atestação de estudo profissionalizante), desde que seja da mesma área de formação do DEP e ainda ser iniciado em ate 6 meses depois da conclusão do DEP. 

Cursar um ASP serve para completar a carga horaria e atingir a carga horaria mínima de pelo menos 1.800 horas.

Outro diploma não serve para o objetivo de complementação de carga horaria, como um AEC, por exemplo.

Normalmente os DEP’s não exigem comprovação de nível de idioma para a matricula nem para o inicio das aulas.

  • DEC (Diploma de Estudo Colegial) precisa ser técnico, não importando a carga horaria.

Dois itens importantes a se observar quando se faz um DEC.

1) Os DEC’s normalmente precisam de um nível intermediário avançado (B2) para a matrícula.

2) Para concluir um DEC todos os estudantes (não importam a sua nacionalidade) precisam passar na prova EUF de francês.

Esta prova é uma redação técnica, com a temática de literatura, aonde os alunos precisam escrever esta redação contendo no mínimo 900 palavras, não podendo ultrapassar 30 erros de ortografia.

  • Bacharelado

  • Mestrado

  • Doutorado.

Estes três últimos não requer explicação, pois são idênticos ao que estamos acostumados no Brasil.

Outra informação muito importante a se observar, quais diplomas NAO são elegíveis ao PEQ Estudo:

AEP – atestação de estudo profissional;

AEC – atestação de estudo colegial;

M.E.E.S. – Diploma de estudo superior especializado;

Pôs doutorado.

E ainda:

DEP inferior a 1.800 horas sem complementação com um ASP;

Não ter residido no Québec durante pelo menos a metade da duração do programa de estudos;

Ser titular de uma bolsa de estudos com uma cláusula de retorno ao país de origem

Todas estas informações sobre os diplomas elegíveis e suas regras você encontra no site oficial.

Vantagens

E quais as vantagens de imigrar através do PEQ estudo e não através do programa regular de trabalhadores qualificados (programa de pontos)?

Podemos elencar algumas vantagens:

– Tempo: Diferentemente do programa de pontos (Programa Regular de Trabalhadores Qualificados) onde o solicitante deve aguardar o recebimento do CSQ no Brasil, pelo PEQ você pode assim que decidir o que vai estudar (e quem vai trabalhar) e após receber seu visto de estudo, ir para o Québec. É uma imigração relativamente rápida, você não precisa voltar para o Brasil para solicitar sua imigração.

– Inserção no idioma: Assim que você chega na Província obrigatoriamente você estará em contato com o idioma local. Você, desde o primeiro minuto no Québec estará praticando seu novo idioma. Quando você menos perceber já estará se sentindo à vontade falando em francês.

– Inserção cultural: Você assim que chegar estará imerso numa nova cultura. O curso vai ajudar você a fazer novos amigos, conhecer novas pessoas, vai fazer com que você comece a criar laços com seu novo país.

– Visto de trabalho e inserção profissional: o estudante e seu cônjuge poderão trabalhar legalmente durante o seu período de estudos. O visto de estudo permite ao solicitante trabalhar 20 horas semanais enquanto estuda e full time no período das férias.

Aqui neste programa o cônjuge ou companheiro(a) que irá acompanhar você já sai do Brasil com visto de trabalho aberto (isso é, não precisa estudar, está livre para trabalhar aonde quiser ou conseguir), podendo trabalhar legalmente em tempo integral.

Você já vai se inserindo no mercado de trabalho, criando uma rede de contatos (network), estreitando laços com seus professores, colegas de sala de aula e profissionais da área. Ou seja, você vai ter seu acesso ao mercado de trabalho facilitado. Uma “mão na roda” para conseguir o emprego na área que você está estudando, não é mesmo?

– Família: Aqui, se você ainda não estava convencido sobre as vantagens de imigrar através do PEQ Estudo, agora este fator vai pegar você de jeito: 

Tem filhos? Temos ótimas notícias! Você sabia que ele pode estudar gratuitamente nas escolas públicas do Québec a partir dos 5 anos de idade? Uma grande preocupação a menos, não é mesmo?

Sem contar que a criança terá formação bilíngue desde cedo, facilitando sua adaptação a cultura, no idioma e a integração com seus novos amigos.

​Apenas uma dica/alerta: Antes dos 5 anos seu filho(a) poderá ser colocado em uma “garderie” (creche) mas esse valor é privado, podendo conseguir uma vaga em uma “garderie” subvencionada pelo governo.

​Grandes oportunidades de imigração, uma sociedade democrática, com nível de educação elevado, mercado de trabalho aquecido, programas governamentais de assistência, segurança, tudo isso e muito mais, fazem da “Belle Province” o local ideal para sua nova morada.​

Fonte:

​Ministério da Imigração, Francisação e Integração do Quebec (MIFI

Link oficial com todas as informações do PEQ Estudo você encontra aqui.

Resumo

Em suma, para receber o CSQ através do PEQ Estudo, você vai precisar:

  • Ter estudado e se formado em um dos 5 diplomas elegíveis ao PEQ Estudo;

  • Ter trabalhado 12 meses (para DEC Técnico, Bacharelado, Mestrado ou Doutorado) ou 18 meses (para DEP ou DEP + ASP) após a conclusão do curso em um emprego de NOC 0, A ou B;

  • Ter comprovado nível de francês nível B2 para o requerente principal;

  • Ter comprovado nível de francês nível A2 para o segundo requerente (cônjuge);

  • Ter sido aprovado na prova de atestado de aprendizagem dos valores democráticos e dos valores quebequenses para requerente principal, segundo requerente (cônjuge) e filhos a partir de 18 anos.

Feito isso, você esta apto a requerer o seu CSQ.

A partir dai, o processo se torna idêntico ao PEQ Trabalho e ao Programa Regular de Trabalhadores Qualificados, ou seja, de posse do CSQ você está apto a solicitar o seu visto de residente permanente.

Como fazer o pedido do CSQ

Após preencher todos os requisitos, você estará apto para fazer a solicitação do CSQ.

Você devera preencher seu pedido neste formulário e enviar via os correios para o seguinte destinatário e endereço:

Programme de l’expérience québécoise

Ministère de l’Immigration, de la Francisation et de l’Intégration

285, rue Notre-Dame Ouest, 4e étage

Montréal (Québec)  H2Y 1T8

CANADA

Taxas de processamento do CSQ

As taxas a pagar pelo exame de um pedido de CSQ no PEQ (Programa de Experiência do Québec) são as seguintes:

Requerente principal –> $ 812

Cônjuge ou companheiro(a) –> $ 174

Cada filho dependente –> $ 174

As taxas devem ser pagas integralmente, em Dólar Canadense, no momento do envio da solicitação.

Estas taxas não são reembolsáveis, mesmo que a solicitação seja rejeitada.

O pagamento via cartão de credito deverá se dar via o formulário “Pagamento com cartão de credito“, o qual deve ser enviado junto com a aplicação do pedido do CSQ.

Tempo de processamento do pedido do CSQ via PEQ Trabalho

Qualquer solicitação recebida no Programa de Experiência do Québec será processada dentro de 6 meses, excluindo atrasos postais, para solicitações completas que não requeiram uma entrevista ou verificação adicional.

Processo de seleção

Ao contrário do Programa Regular de Trabalhadores Qualificados, o Programa de Experiência do Québec não usa nenhum sistema de alocação de pontos com base em vários fatores e critérios de avaliação.

Você deve atender a todas as condições do Programa de Experiência para obter um Certificado (CSQ). Se uma ou mais condições não forem atendidas, o certificado não poderá ser emitido.

Seu arquivo deve estar absolutamente completo para que sua solicitação seja processada.

Consultoria Inicial

Descubra como estudar, trabalhar ou morar no Canada.

Quer saber mais sobre o PEQ Estudo?