A BANDEIRA

A Bandeira Nacional do Canadá é formada por uma tribanda vertical em vermelho, branco e vermelho com uma folha de bordo (maple) vermelha ao centro. 

Ela é a primeira bandeira nacional canadense especificada por lei. Embora a folha de bordo tenha sido usada como um emblema canadense desde meados do século XVIII, suas onze pontas na atual bandeira não possuem um significado especial. Este arranjo foi escolhido depois que testes em túneis de vento apontaram que esta versão ficava menos embaçada a olho nu sob condições de ventos fortes. Este modelo de bandeira foi idealizado pelo então primeiro-ministro Lester B. Pearson, o qual formou um comitê em 1964 para resolver a questão da bandeira do país (outros modelos eram utilizados até aquele momento, mas nenhum com um apelo popular massivo). 

A bandeira fez sua primeira aparição pública oficial em 15 de fevereiro de 1965, data que hoje é celebrada como o Dia da Bandeira Nacional.

A FOLHA

A folha de bordo foi escolhida porque é considerada um símbolo do país, já que é uma árvore muito presente em território canadense.

AS LISTRAS LATERAIS 

As duas listras laterais foram inspiradas nas bandeiras do colégio militar “Commandant’s Royal Military College”, que eram usadas por porque poderiam ser facilmente vistas e reconhecidas, mesmo de longe.