4 estações bem definidas. Essa frase talvez seja o maior slogan do clima no Canada!

Quando pensamos em Canadá, sempre pensamos no frio, correto? E o Canadá realmente é muito frio!

O que talvez você não saiba, e a maioria das pessoas não sabem, é que o Canadá possui quatro estações bem definidas e pasmem, um belo verão com temperaturas que muitas vezes se aproximam dos 40º.

Assim como o Brasil, o Canadá é um país continental, e, por isso há uma variação de temperatura conforme a região em que se está. Desta forma, assim como quem mora no Rio Grande do Sul tem uma temperatura mais baixa de quem mora em Pernambuco, quem mora no Québec tem uma temperatura mais alta de quem mora em Nunavut. Nota-se, para quem conhece o mapa do Canadá, que há uma inversão a qual estamos acostumados – ao norte as temperaturas são mais baixas e ao sul as temperaturas são mais altas.

Por se tratar de hemisfério norte, há também uma inversão nos períodos dos anos em relação ao que estamos acostumados no Brasil, ou seja, o forte do inverno é em janeiro e o quente do verão é em julho.

As quatro estações do ano são sincronizadas como o melhor relógio suíço que você já viu, começam e terminam no dia previsto, com raras exceções.

PRIMAVERA

De 20 de Março a 21 de Junho grande parte das províncias já estão dando um tempo para o “freezer”, quer dizer, os rios e lagos estão descongelando e as montanhas estão trocando o branco da neve por lindos tapetes verdes. É na primavera que o colorido sobressai aos olhos.

As temperaturas durante a primavera costumam ser bem agradáveis. No entanto, como em toda estação, elas variam um pouco de região para região. Veja abaixo:

Em Montreal as temperaturas flutuam entre -5º e 24º e no outro extremo, em Vancouver flutuam entre 3º e 20º.

VERÃO

Sim, como já sabemos, no Canadá tem verão! 

De 21 de junho ao dia 22 de setembro, milhares de pessoas costumam visitar o país para apreciar as paisagens e todos os festivais de verão. O clima no Canadá nesta época do ano é um verdadeiro convite a vida externa e os eventos “outdoor” são  incontáveis.

Os grandes centros como Toronto, Montreal e Vancouver ficam lotados de pessoas recém chegadas do mundo inteiro. O clima (não só a temperatura) fica mais alegre, contagiante e bastante agitado. A atmosfera fica bem parecida com o Brasil, já que as praias ficam abarrotadas, para onde você olha tem churrascos, piqueniques e um monte de gente praticando esportes.

No verão, o dia é extremamente longo, amanhece por volta das 5 horas e só vai escurecer depois das 21 horas, fazendo com que as cidades se dediquem a atividades externas voltadas a cultura. Bons exemplos são os festivais de música, culinária típica em bares e restaurantes com mesas ao ar livre, shows em parques e passeios de bicicleta em volta de museus e edifícios antigos.

As temperaturas variam entre 15°C e 28°C, sendo as temperaturas mais baixas no início do verão e de madrugada e as mais altas durante o dia e nos meses de julho e agosto. A sensação térmica pode ir bem além, passando facilmente dos 30°C.  Na prática, em cidades onde o inverno é mais rigoroso, o verão também é mais extremo, com temperaturas chegando facilmente aos 40°C.

OUTONO

No outono não há surpresas, é sempre igual, as folhas caem no quintal, na rua, nos parques e em qualquer lugar.  O país inteiro fica em cima de um tapete de folhas.

Antes das folhas começarem a cair, nossa visão é abençoada com tanto colorido proporcionado pelas diferentes tonalidades das árvores, tem verde, laranja, amarelo, vermelho, vinho e roxo – é um espetáculo natural. 

Do dia 22 de setembro até o dia 21 de dezembro é a duração desta bela estação. No final do outono as temperaturas já começam a cair e as pessoas já começa a se preparar psicologicamente para o inverno.

Como era de se esperar, o outono é a estação da Maple Leaf, folha que representa o Canadá, aquela que está no centro da bandeira canadense.

As temperaturas variam entre 3º e 14º.

INVERNO

O inverno vai de 21 de dezembro a 20 de março e é a estação da neve, e, por conta disso é a estação dos esportes que são praticamente desconhecidos para os brasileiros. Ski, o snowboard e a patinação no gelo, por exemplo. O inverno também é um convite para visitar locais fechados como cafeterias, restaurantes e bares, que oferecem um ambiente completamente aquecido.

É importante salientar, que diferente do Brasil que no inverno as pessoas precisam se agasalhar dentro de casa ou nos bares, restaurantes e shoppings, no Canadá a coisa é muito diferente, absolutamente todas as residências, comércios e até mesmo transporte público tem aquecimento, a famosa calefação. 

Se tem uma coisa chata e que não estamos acostumados, é ter que tirar o casaco quando entramos num local e termos que colocá-lo novamente quando saímos. Mas isso é só no início, logo nos adaptamos!

Ao contrário do verão, o dia é curto no inverno e costuma escurecer por volta das 17 horas.

As temperaturas variam entre o mais “ameno” -2º de Vancouver e o mais extremo frio de -30º mais ao norte do país. Já na região central do país que é composta por Québec e Ontário as temperaturas costumam variar entre -9º e -20º.