Como me tornar um residente permanente do Canada fazendo um College?

Fazer um College no Canadá é mais fácil e mais simples do que você imagina.

Porque fazer um College no Canadá?

Colleges canadenses atraem milhares de estudantes internacionais todos os anos com programas profissionalizantes e técnicos voltados para acelerar sua entrada no mercado de trabalho. A medida que a população estudantil internacional do Canadá continua a crescer, escolas e governos estão lançando medidas para melhorar as experiências estudantis e tornar mais fácil para os estudantes internacionais morar e trabalhar no Canadá após seus estudos. Além de contar com uma educação de qualidade, os valores acessíveis dos programas e principalmente o baixo custo de vida das cidades canadenses, são alguns dos grandes atrativos para os estudantes internacionais escolherem o país como destino.

Vantagens de fazer um College no Québec para se tornar residente permanente no Canadá

Fazer um College no Québec é sem dúvida alguma uma das melhores formas de se tornar residente permanente no Canadá.

Primeiro, porque você terá um diploma canadense.

Segundo, você irá fazer um networking que você não imagina.

Terceiro, os Colleges vão te ajudar a conseguir excelentes empregos na área que você escolheu para se formar.

Quarto, o College vai te ajudar a alavancar o seu nível de idioma de uma forma como você não imagina.

Quinto, você vai pagar o College com o valor que você vai trabalhar para ganhar no Canadá! Isso mesmo, voe não precisa pagar o College adiantado do Brasil, muito menos pagar ele a vista. Você irá pagar o seu College por sessão, isso é, a cada 4 meses.

PGWP – Post-graduation work permit

O PGWP é uma permissão de trabalho que os estudantes estrangeiros têm o direito de solicitar após completarem os seus estudos no Canadá. Não esqueça que você só terá este direito se o seu curso for elegível ao PEQ Estudo e a instituição constar na lista de instituições reconhecidas pelo Governo.

Você tem um prazo de 180 dias após a obtenção do diploma para solicitar o seu PGWP.

Não deixe a usa permissão expirar para solicitar o PGWP, isto pode te trazer problemas e taxas adicionais para a regularização do status.

O período de validade do PGWP dependerá da duração do seu visto de estudo, entretanto, a validade será pelo mesmo período que o visto, ou seja, se o visto for de 18 meses o PGWP também será de 18 meses.

Atenção aos detalhes

Antes de possuir o PGWP, o estudante estrangeiro detém duas permissões (vistos), um de estudo e outro de trabalho (20 horas no ano letivo e 40 horas nas férias) e o PGWP nada mais é do que a unificação destas permissões. Estas duas permissões irão se transformar em apenas uma – permissão de trabalho full time (40 horas).

Além do diploma, o estudante estrangeiro deverá ter um contrato simples de trabalho firmado com uma empresa do Québec. Este trabalho deverá ser full time dentro do NOC 0(zero), A ou B.

NOC (National Occupational Classification) é um sistema nacional que classifica e descreve todas as profissões no país.

O cônjuge tem direito ao PGWP?

O cônjuge, acompanhante do aplicante principal (estudante), também tem direito ao PGWP. Para que o cônjuge consiga o PGWP o aplicante principal deverá ter um contrato simples de trabalho firmado com uma empresa do Québec. Este trabalho deverá ser full time dentro do NOC 0(zero), A ou B.

Lembre-se que o cônjuge é o acompanhante do aplicante principal, você. Desta forma, as permissões que ele recebeu para estar trabalhando no Québec estão atreladas as suas permissões de estudo e trabalho. Sendo assim, as condições de permanência dele no Québec dependem da manutenção das suas permissões.

O PGWP é a oportunidade de permanecer por mais um período no Canadá e mais uma etapa do seu processo de imigração, porém, você poderá solicitá-lo apenas uma vez, então atenção às regras!

Como aplicar o PGWP?

Existem algumas maneiras de se candidatar ao PGWP, uma delas é fazendo tudo por conta própria, on-line, providenciando toda a documentação de forma eletrônica e incluindo os pagamentos de taxas com um cartão de crédito válido.

A outra forma, a mais indicada, é contratar um consultor regulamentado de imigração canadense, este profissional conhece todas as regras e atalhos dos programas de imigração e poderá, definitivamente, ser um aliado na conclusão positiva do seu processo.

Lembre-se de todo o tempo e dinheiro investidos até aqui, não corra riscos desnecessários.

Entre o embarque e a obtenção da cidadania canadense

O caminho da imigração via College é relativamente muito simples.

Você embarcará da sua cidade e desembarcará no Canadá.

Você procurará seu imóvel para alugar.

Você fará o seu curso. Você fará o seu estágio antes de se formar.

Você se formará e obterá seu diploma.

Na esmagadora maioria das vezes, você continuará trabalhando na mesma empresa em que fez estágio, se assim você desejar.

Você trabalhará de 12 a 18 meses em uma profissão de NOC 0, A ou B, após a conclusão do seu curso.

Você provará nível B2 de francês.

Você passará na prova de valores da Província do Québec.

Você pedirá o seu CSQ.

Após 6 meses você receberá o seu CSQ.

Após receber o seu CSQ você vai solicitar o seu Visto de Residente Permanente.

Após 17-20 meses, você vai receber o seu Visto de Residente Permanente.

Após 3 anos de posse do seu Visto de Residente Permanente você estará apto a solicitar a sua cidadania canadense.

Após 12-14 meses, você participará da cerimonia de recebimento da cidadania, se tornará cidadão canadense e poderá enfim solicitar o seu passaporte canadense.

Consultoria Inicial

Quer saber mais sobre estudar, trabalhar ou morar no Canadá?

Quer saber como estudar no Québec?