TORONTO 

Toronto é a maior cidade e o maior centro financeiro do Canadá, além de ser a capital da província de Ontário.

Com uma população estimada de 3 milhões de habitantes, Toronto é a quarta cidade mais populosa da América do Norte depois da Cidade do México, Nova York e Los Angeles. 

A região metropolitana de Toronto é a mais populosa do Canadá e âncora da Golden Horseshoe, uma região urbanizada em Ontário que abriga cerca de 10 milhões de pessoas. Uma cidade global, Toronto é um centro internacional de negócios, finanças, arte, cultura, qualidade de vida e segurança. Em 2017, Toronto foi considerada pelo Economist a quarta melhor cidade do mundo para se viver e uma das cidades mais seguras do Canadá e do continente americano.

Toronto é uma das metrópoles multiculturais e internacionais do mundo. A diversidade da população de Toronto reflete seu papel atual e histórico como um destino importante para os imigrantes canadenses. Quase 50% de seus residentes pertencem a grupos minoritários visíveis, e seus residentes têm mais de 200 diferentes origens étnicas. Embora a maioria dos moradores fale inglês como idioma principal, há mais de 160 idiomas diferentes na cidade e um importante polo francófono.

Toronto é um importante centro de produção de música, teatro, cinema e programas de televisão, e é o lar das principais redes nacionais de transmissão e sedes de mídia do Canadá. Toronto é famosa por seus arranha-céus e prédios altos, especialmente a CN Tower, o edifício mais alto do hemisfério ocidental. A cidade abriga a Bolsa de Valores de Toronto, os cinco maiores bancos canadenses, grandes empresas canadenses e multinacionais. Sua economia é altamente diversificada e apresenta vantagens em tecnologia, design, serviços financeiros, ciências da vida, educação, arte, moda, serviços empresariais, inovação ambiental, alimentação e turismo.

MONTREAL

Montreal é a maior cidade do Québec e a segunda cidade mais populosa do Canadá. A cidade era originalmente chamada de Ville-Marie e mais tarde mudou seu nome para Montréal (em francês leva acento). Esta é uma versão antiga escrita de forma simplificada para comemorar a montanha no parque central da cidade.

Montreal está localizada numa ilha que leva o mesmo nome, a cidade tem um clima continental único de quatro estações, com verões quentes e invernos frios e com neve. 

Sua população é de 1,8 milhões de habitantes e na região metropolitana a população ultrapassa os 4 milhões.

O francês é a língua oficial da cidade e é a língua mais falada em casa por cerca de 60% da população, seguida do inglês em 20% e 20% por outras línguas.

Montreal é a segunda maior cidade de língua francesa do mundo, depois de Paris na França.

Montreal é um importante centro de negócios, tecnologia aeroespacial, finanças, produtos farmacêuticos, tecnologia, design, educação, cultura, turismo, jogos, filmes e assuntos mundiais. Como sede da OACI, Montreal é uma das cidades onde estão localizadas as três organizações das Nações Unidas na América do Norte (além de Washington DC e Nova York) e tem o segundo maior consulado do continente. Montreal também foi nomeada a Cidade do Design pela UNESCO.

De acordo com a classificação preliminar de 2009 da International Conference and Convention Association, Montreal foi designada como a principal sede da North American Event Association em 2009. No QS Best Student Cities Ranking 2017, Montreal foi eleita a melhor cidade universitária do mundo. 

Em 2015, a revista The Economist classificou Montreal como uma das 140 melhores cidades do mundo e ficou em primeiro lugar entre todas as cidades avaliadas. Montreal é atualmente uma das cidades mais seguras do continente americano. Em 2005, ocorreram apenas 35 homicídios na cidade. 

Montreal já sediou muitas conferências e eventos internacionais em sua história, incluindo as Exposições Internacionais e Mundiais de 1967 e os Jogos Olímpicos de Verão de 1976. É a única cidade do Canadá a sediar os Jogos Olímpicos de Verão. 

O Grande Prêmio de Fórmula Um ocorre na cidade e o Festival Internacional de Jazz de Montreal é mundialmente conhecido e prestigiado.

Em 2012, Montreal foi listada como uma cidade global.

VANCOUVER 

Vancouver é uma cidade portuária costeira no oeste do Canadá, localizada na região de Lower Mainland na província de Colúmbia Britânica. É a cidade mais populosa da província e oitava mais populosa do Canadá com 680 000 pessoas vivendo na cidade. 

A área da Grande Vancouver possui uma população de 2,5 milhões de habitantes, que a torna a terceira maior região metropolitana do Canadá. Vancouver tem a maior densidade populacional no Canadá com mais de 5400 pessoas por quilômetro quadrado. De acordo com o recenseamento de 2011, Vancouver é a quarta cidade mais densamente povoada da América do Norte atrás da cidade de Nova Iorque, São Francisco, e Cidade do México. A cidade é uma das mais étnicas e linguisticamente diversas do Canadá de acordo com esse recenseamento, 52% dos seus residentes têm um idioma nativo diferente do inglês.

A cidade é classificada como uma cidade global Beta.

Vancouver é constantemente classificada como uma das cidades com maior qualidade de vida do mundo e entre as cinco melhores cidades do mundo para se viver, a Economist reconheceu Vancouver como a primeira colocada em uma lista das dez cidades mais bem-sucedidas do mundo durante cinco anos consecutivos. 

Vancouver já acolheu muitas conferências e eventos internacionais, incluindo o Império Britânico de 1954, os Jogos da Commonwealth, UN-habitat, Expo 86, World Police and Fire Games em 1989 e 2009, as Olimpíadas de Inverno de 2010 e os Jogos Paraolímpicos que se realizaram em Vancouver e em Whistler. Vários jogos da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2015 foram jogados em Vancouver, incluindo a final no estádio BC Place.

A partir de 2014, o Porto de Vancouver tornou-se o terceiro maior porto por tonelagem nas Américas (ultrapassando a cidade de Nova Iorque), é o maior e mais movimentado porto do Canadá e o mais diversificado da América do Norte. 

Vancouver é conhecida como um centro urbano cercado pela natureza, tornando o turismo a sua segunda maior indústria. 

Os principais estúdios de produção de filmes em Vancouver e nas proximidades de Burnaby transformaram a Grande Vancouver e as áreas próximas em um dos maiores centros de produção de filmes da América do Norte, ganhando o apelido de Hollywood North.

OTTAWA 

Ottawa é a capital e quarta maior cidade do Canadá. A cidade está localizada na margem sul do rio Ottawa, na parte leste do sul de Ontário a aproximadamente 400 quilômetros de Toronto, e a 190 quilômetros de Montreal. Ottawa faz limite com Gatineau, na província de Québec, e as duas formam o núcleo da região metropolitana de Ottawa-Gatineau e da região da capital nacional.

Ottawa tem uma população de 1 milhão de habitantes.

Fundada em 1826 como Bytown e incorporada como Ottawa em 1855, a cidade evoluiu para o centro político e tecnológico do Canadá. Suas fronteiras originais foram expandidas através de inúmeras anexações e, em última instância, foram substituídas por uma nova incorporação e amalgamação da cidade em 2001, o que aumentou significativamente sua área de terra. 

O nome da cidade foi escolhido em referência ao rio Ottawa, cujo nome é derivado da língua algonquina “Odawa”, que significa “trocar”.

Ottawa é a cidade com o maior nível educacional do Canadá e abriga várias instituições pós-secundárias, de pesquisa e cultura, incluindo o Centro Nacional de Artes, a Galeria Nacional e vários museus nacionais. 

A cidade tem o mais alto padrão de vida na nação e o mais baixo desemprego. Classificou-se em segundo lugar em nível nacional, 24º em todo o mundo no índice de qualidade de vida e é consistentemente classificada como o melhor lugar para se viver no Canadá.

CALGARY 

Calgary é a maior cidade da província de Alberta.  Sua população é de 1,3 milhões de habitantes, que a torna o terceiro maior município canadense, atrás apenas de Toronto e Montreal. 

A economia de Calgary inclui atividade nos setores de energia, serviços financeiros, cinema e televisão, transporte e logística, tecnologia, manufatura, indústria aeroespacial, saúde e bem-estar, varejo e turismo. A região metropolitana de Calgary abriga o segundo maior número de escritórios corporativos no país entre as 800 maiores corporações do Canadá. Em 2015, Calgary teve o maior número per capita de milionários do que qualquer outra grande cidade canadense.

Em 1988, Calgary se tornou a primeira cidade canadense a sediar os Jogos Olímpicos de Inverno. A cidade de Calgary também tem sido consistentemente reconhecida por sua altíssima qualidade de vida. A Economist classificou Calgary como a cidade mais habitável da América do Norte em 2019. Calgary tem sido uma das 5 principais candidatas a este título nos últimos 10 anos. A cidade também foi classificada como a melhor cidade do mundo para motoristas em 2019. Em 2018, a mesma revista classificou Calgary em quarto lugar na lista das cidades com melhor qualidade de vida no mundo, ficando à frente de Vancouver, Toronto e Montreal.

EDMONTON 

Edmonton é a capital da província de Alberta e é a cidade de grande porte mais setentrional da América, sua população é de 1 milhão de habitantes, tornando-a a segunda maior cidade de Alberta e o quinto maior município do Canadá. 

O crescimento histórico de Edmonton foi facilitado através da fusão de cinco municípios urbanos adjacentes e uma série de anexações que terminam em 1982. Conhecida como a “Gateway to the North”, a cidade é um ponto de parada para projetos de grande escala, para sementes petrolíferas que ocorrem no norte de Alberta e operações de mineração de diamantes em larga escala nos Territórios do Noroeste.

Edmonton é um centro cultural, governamental e educacional. Ela hospeda uma série de festivais durante todo o ano, refletindo no apelido que a cidade tem de “Canada’s festival city”. A cidade possui o maior centro comercial do Canadá e da América do Norte, o West Edmonton Mall.