PROGRAMA REGULAR DE TRABALHADORES QUALIFICADOS

Porque utilizar o sistema de pontos do Québec?

A Província do Québec é responsável por selecionar os imigrantes para se instalarem na província de forma totalmente independente do restante do Canadá, por essa razão há uma legislação que funciona inicialmente desvinculada do processo federal.

O poder de seleção do Québec é baseado em um conjunto de critérios que foi estabelecido com base em seus objetivos de crescimento populacional.

Se o candidato for selecionado, ele recebe um certificado de seleção do Québec (CSQ), um documento oficial de imigração emitido pelo governo do Québec.

Após receber a aprovação no nível provincial (na forma do CSQ), o candidato deve enviar uma solicitação no nível federal para verificações médicas e de antecedentes criminais.

Depois que um candidato é aprovado no nível federal, ele ou ela recebe a residência permanente.

Como funciona o sistema de pontos no Québec?

O Québec introduziu um Sistema de Expressão de Interesse ou Expression of Interest System em 2018 como parte dos esforços da província para otimizar o processamento de aplicações para o QSWP. Neste sistema, os indivíduos interessados em imigrar para a província por meio do Programa de Trabalhadores Qualificados do Québec devem primeiro criar um perfil de Manifestação de Interesse usando o portal Arrima.

O Arrima é um portal on-line equivalente ao programa de pontos Express Entry adotado pelo governo federal do Canadá que gerencia todas estas declarações. É um portal gratuito e aberto a qualquer pessoa com 18 anos ou mais que queira enviar uma Manifestação de Interesse para se inscrever no QSWP. 

Todas as pessoas que desejam imigrar para o Québec através do Programa Regular de Trabalhadores Qualificados devem registrar-se no portal Arrima, preenchendo um formulário on-line de Expressão de interesse e manifestar sua vontade.

Neste formulário, os indivíduos devem fornecer informações sobre o seu nível educacional, habilidades linguísticas e experiências profissionais, além de outras informações adicionais, ou seja, corresponder aos critérios de atribuição de pontos.

O sistema ARRIMA convida periodicamente pessoas do banco de Expressão de Interesse que atendem à determinados critérios, concentrando-se principalmente nas necessidades do mercado de trabalho nas várias regiões do Québec.

Se você for selecionado pelo Québec, deverá enviar ao Ministério da Imigração, Francisação e Integração do Quebec (MIFI)  todos os documentos que comprovem o seu perfil.

Uma vez selecionado pela Província, parabéns, você recebera o seu CSQ.

De posso de CSQ, a partir dai, a admissão final dos candidatos (a emissão do visto de residente permanente) é de responsabilidade do governo do Canadá. O Governo solicitará uma avaliação médica para cada membro de sua família. Ele também solicitará seus atestados de bons antecedentes. Se você concluir esta etapa com êxito, o Governo do Canadá emitirá um visto de residente permanente.

Se o seu estado de saúde ou de um membro da família representar um risco para a saúde ou segurança pública ou constituir um ônus excessivo para os serviços sociais e de saúde no Canadá, seu pedido de residência permanente poderá ser recusado.

Ao desembarcar no Canadá, o candidato obtém o status de Residente Permanente. Esse status confere a ele os mesmos direitos que qualquer cidadão canadense, exceto o direito ao voto e de obter um passaporte canadense.

Após três anos de residência permanente, esses direitos podem ser concedidos, bastando apenas que o residente permanente solicite a cidadania canadense.

Quais os critérios de elegibilidade para o QSWP?

O QSWP opera em um sistema baseado em pontos, no qual os candidatos devem atingir um limite de pontos para serem elegíveis. Esse limite é determinado pela situação familiar do candidato. Os candidatos solteiros devem obter pelo menos 50 pontos, enquanto os demais candidatos que desejam aplicar juntamente com seu cônjuge e filhos (caso houver), devem obter pelo menos 59 pontos.

Para os critérios de atribuição de pontos são observados os seguintes requisitos:

  • Seu nível de formação (nível de escolaridade);

  • Sua área de formação;

  • Seu tempo de experiência profissional;

  • Sua idade;

  • Seu conhecimento de francês;

  • Seu conhecimento de inglês;

  • Se você já esteve no Québec;

  • Se você tem família no Québec;

  • Se você tem uma oferta de emprego validada pelo Ministério da Imigração, Francisação e Integração do Quebec (MIFI) 

  • Algumas características ligadas ao cônjuge (caso acompanhe);

  • Se você tem ou não filhos;

  • Sua capacidade financeira.

Lembrando sempre que o governo atualiza estas listas de tempos em tempos.

No site oficial você encontra ambas as listas atualizadas.

Lembrando ainda que o site do Governo do Québec não oferece uma calculadora oficial de pontos.

Benefícios do Programa

Baixo investimento –> A grande vantagem deste programa e que o aplicante pode realizar todo o processo do seu país de origem, reduzindo drasticamente os custos para imigrar, uma vez que você desembarca no Canadá já como Residente Permanente e todos seus benefícios.

Flexibilidade –> Embora o único idioma oficial do Québec seja o francês, este programa não exige obrigatoriamente que os candidatos demonstrem proficiência em francês, tornando o programa atraente também para quem possui o inglês como principal língua e deseje residir no Québec.

Processamento acelerado –> Pelo fato do seu processamento se dar exclusivamente pelo portal Arrima, o tempo de processamento pode ser menor que o programa federal Express Entry caso alguma profissão especifica esteja em alta demanda no Québec.

Consultoria Inicial

Descubra como estudar, trabalhar ou morar no Canadá.

Quer saber mais sobre o Programa Regular de Trabalhadores Qualificados, saber suas reais chances neste programa e sua pontuação?