PEQ - TRABALHO

Como funciona o programa de trabalho:

O programa de Experiência Quebequense oferece aos trabalhadores estrangeiros temporários a possibilidade de fixarem residência de forma permanente no Canadá.

Se você trabalhou na Província do Québec por pelo menos 24 meses em período integral (mínimo de 30 horas de trabalho), atuando em uma função profissional que se enquadra em um NOC 0, A ou B, e possui proficiência do idioma francês em nível B2 para o requerente principal e nível A2 para o cônjuge (caso acompanhado), então com certeza o PEQ Trabalho será o melhor caminho para requerer o seu CSQ.

Outra maneira de requerer seu CSQ através do PEQ Trabalho é se você veio ao Québec para acompanhar seu cônjuge que veio estudar e esta trabalhando. Acompanhantes dos estudantes estrangeiros podem acelerar o processo de residência permanente de toda família se já atenderam aos requisitos do programa, através da experiência de trabalho. 

Tipos de empregos elegíveis

Apenas os empregos legais e de tempo integral em uma ocupação de nível 0, A ou B da Classificação Nacional de Trabalho (NOC) remunerado são elegíveis para o Programa de Experiência do Québec.

O trabalho em tempo integral corresponde a um mínimo de 30 horas de trabalho remunerado por semana.

Experiência de trabalho em tempo integral adquirida como parte do Programa de Trabalho de Pós-graduação, um programa de intercâmbio de jovens (por exemplo, permissão para trabalhar nas férias, permissão para jovens profissionais, permissão para Internship Coop International) ou um estágio que não esteja relacionado a um programa de estudos no Québec podem ser levados em consideração se atenderem a todos os requisitos do Programa da experiência.

Nenhum período de trabalho em tempo parcial pode ser considerado para a elegibilidade para o Programa .

Conhecimento de francês

Requerente principal:

Para ser selecionado permanentemente como trabalhador qualificado no Programa de Experiência do Québec, você deve, em particular, demonstrar um conhecimento mínimo de francês oral no nível 7 da escala de habilidades do Québec em francês (Equivalente ao B2).

Sua declaração sobre o conhecimento do francês feita no formulário de Solicitação de Seleção Permanente deve ser acompanhada de um dos seguintes documentos:

  • a transcrição final que atesta a conclusão bem-sucedida de pelo menos três anos de estudos secundários ou pós-secundários em tempo integral, concluídos  inteiramente em francês  (incluindo a tese de mestrado e a tese de doutorado, se aplicável) e, quando o idioma da educação nacional não é exclusivamente francesa, um certificado da instituição emissora que indica a duração do programa de estudos e a língua de ensino;

  • a permissão regular para o exercício de uma ordem profissional no Québec ou o certificado de satisfação dos requisitos de idioma para o exercício da profissão pela ordem profissional do Québec ou o certificado de aprovação no exame do Escritório Quebequense de língua francesa para obter uma licença regular para praticar;

  • um certificado de conclusão de um curso de francês oral de nível 7 ou superior na escala de Quebec de níveis de proficiência em língua francesa para imigrantes adultos (equivalente ao nível B2) realizado no Québec, em uma instituição educacional reconhecida na lista Cursos de francês elegíveis para o PEQ, somente se você foi aprovado no curso, estava em vias de concluí-lo ou estava inscrito em 21 de julho de 2020;

  • um diploma ou atestado dos resultados de uma prova de francês reconhecida pelo Ministère apresentando os resultados obtidos na compreensão oral e na produção oral e indicando a obtenção de um nível igual ou superior ao nível 7 na Échelle québécoise des levels proficiência em francês para imigrantes adultos ou seu equivalente (B2 ou superior do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) .

  • Para ser reconhecido pelo Ministério, o certificado deve ser emitido pelas organizações que fornecem estes testes:

  • França Educação internacional

  • Câmara de Comércio e Indústria de Paris Ile-de-France

Os resultados devem ter menos de dois anos a partir da data de envio de sua inscrição.

Aqui estão as provas e diplomas reconhecidos pelo Ministério:

Cônjuge ou acompanhante:

A partir de 22 de julho de 2021, se seu parceiro ou cônjuge estiver acompanhando você e estiver incluído em sua inscrição, eles devem ter um nível de proficiência oral em francês de nível 4 na escala do Québec em francês para imigrantes adultos ou equivalente A2 e apresentar, conforme a situação aplicável, um dos documentos acima indicados para o requerente principal.

O Departamento poderá realizar uma entrevista, em particular, para avaliar ou verificar o nível de conhecimento do francês.

O cônjuge pode acompanhar a sua declaração de conhecimento da língua francesa com os mesmos tipos de documentos que o requerente principal pode apresentar.

O parceiro em união estável ou o cônjuge, incluído em um pedido de seleção permanente de um trabalhador estrangeiro temporário, que estava hospedado no Québec, e tinha uma autorização de trabalho válida em 21 de julho 2020 não tem que demonstrar conhecimentos de francês oral, independentemente da data de apresentação da candidatura.

Quando pedir o CSQ

Como trabalhador estrangeiro temporário no Québec, você deve esperar ter concluído pelo menos 24 meses de trabalho em tempo integral em um nível 0, A ou B da Classificação Nacional de Ocupação (NOC) antes enviar sua inscrição para seleção permanente no Programa de Experiência do Québec.

Esses 24 meses de trabalho devem ter sido concluídos durante os 36 meses anteriores à sua solicitação. Podem ter sido realizados com um ou mais empregadores, de forma contínua ou não. No entanto, um trabalho realizado por sua própria conta ou em nome de um negócio que você possui, no todo ou em parte, não é considerado no Programa de Experiência do Québec.

Além disso, ao enviar sua inscrição, você também deve ocupar um cargo de nível 0, A ou B remunerado e em tempo integral.

Como solicitar o pedido do CSQ via PEQ (Programa de Experiência do Québec)

Após preencher todos os requisitos, você estará apto para fazer a solicitação do CSQ.

Você deverá preencher seu pedido neste formulário e enviar via os correios para o seguinte destinatário e endereço:

Programme de l’expérience québécoise

Ministère de l’Immigration, de la Francisation et de l’Intégration

285, rue Notre-Dame Ouest, 4e étage

Montréal (Québec)  H2Y 1T8

CANADA

Taxas de processamento do CSQ Via PEQ Trabalho

As taxas a pagar pelo exame de um pedido de CSQ no PEQ (Programa de Experiência do Québec) são as seguintes:

Requerente principal –> $ 812

Cônjuge ou companheiro (a) –> $ 174

Cada filho dependente –> $ 174

As taxas devem ser pagas integralmente, em Dólar Canadense, no momento do envio da solicitação.

Estas taxas não são reembolsáveis, mesmo que a solicitação seja rejeitada.

O pagamento via cartão de credito devera se dar via o formulário “Pagamento com cartão de crédito“, o qual deve ser enviado junto com a aplicação do pedido do CSQ.

Tempo de processamento do pedido do CSQ via PEQ Trabalho

Qualquer solicitação recebida no Programa de Experiência do Québec será processada dentro de 6 meses, excluindo atrasos postais, para solicitações completas que não requeiram uma entrevista ou verificação adicional.

Processo de seleção

Ao contrário do Programa de Trabalhador Qualificado Regular, o Programa de Experiência do Québec não usa nenhum sistema de alocação de pontos com base em vários fatores e critérios de avaliação.

Você deve atender a todas as condições do Programa de Experiência do Québec para obter um Certificado de Seleção (CSQ). Se uma ou mais condições não forem atendidas, o certificado não poderá ser emitido.

Seu arquivo deve estar absolutamente completo para que sua solicitação seja processada.

Missões de Recrutamento

Para auxiliar as pessoas que desejam trabalhar na Província do Québec, o governo, em parceria com uma ONG, criaram o portal Quebec en Tete, ou em português, Québec na Cabeça.

Québec na Cabeça é o principal portal destinado a fornecer orientações e informações aos candidatos à imigração e também recém-chegados na região do Québec. É promovido pelo Québec Internacional, a agência de desenvolvimento econômico da cidade em colaboração com alguns dos principais atores regionais e governamentais do Québec, envolvidos no processo de imigração. 

O Québec na Cabeça anualmente, em parceria com diversas empresas locais, criam as missões de recrutamento que permitem aos empregadores da região metropolitana do Québec buscarem candidatos altamente qualificados em outros países.

Desde março de 2008, 5.539 trabalhadores qualificados foram recrutados através das missões de recrutamento e demais iniciativas de atração de talentos tomadas por pela Quebec International e seus parceiros. O objetivo dessas ações é despertar o interesse de talentos internacionais, que já representam mais de 13 800 recém-chegados na cidade de Québec e região metropolitana, incluindo cônjuges e filhos. 

E aqui neste link você pode conferir todas as vagas de emprego ofertadas atualmente pelo portal do Québec na Cabeça.

Profissões regulamentadas

Algumas dezenas de profissões são regulamentadas por conselhos de classe.

Aqui neste link você pode conferir se sua profissão é regulamentada e como fazer para ingressar na ordem da sua profissão.

Se sua profissão não for regulamentada no Québec, você pode começar sua busca de emprego e ter suas habilidades reconhecidas diretamente com seu futuro empregador.

Consultoria Inicial

Descubra como estudar, trabalhar ou morar no Canada.

Quer saber mais sobre o PEQ Trabalho?