Programas de Imigração – três programas-piloto para lidar com a escassez da força de trabalho no Québec

MONTREAL, 28 de outubro de 2020 / CNW Telbec / Nadine Girault, anunciou a publicação na Gazette officielle du Quebec de um projeto de regulamento destinado a implementar três programas-piloto de imigração permanente.

As 3 áreas profissionais contempladas são:

  • Personnes préposées aux bénéficiaires – Cuidador(a) e Auxiliar de Enfermagem;
  • Personnes œuvrant dans le domaine de la transformation alimentaire -Processamento de Alimentos;
  • l’intelligence artificielle et des technologies de l’information et des effets visuels – Inteligência Artifical (IA) e TI e Efeitos Visuais.


Os programas-piloto têm como objetivo atrair e reter pessoas cujas habilidades atendam às necessidades específicas do mercado de trabalho do Québec. Eles entrarão em vigor quando forem promulgados pelo Ministério, após sua publicação na Gazette officielle du Quebec para uma consulta de 45 dias.

O programa-piloto para a imigração permanente de assistentes beneficiários (Personnes préposées aux bénéficiaires) ajudará a resolver a flagrante falta de mão de obra nessa área no Québec. Com duração de cinco anos, permitirá a seleção de até 550 candidatos principais por ano, que exercerão a profissão de atendente beneficiário no Quebec. Os certificados de seleção também serão emitidos para os familiares acompanhantes.

O programa-piloto de processamento de alimentos (Personnes œuvrant dans le domaine de la transformation alimentaire) oferece um caminho para a imigração permanente para trabalhadores estrangeiros temporários que têm empregos no setor de processamento de alimentos, onde também existem necessidades de mão de obra significativas. O programa também terá duração de cinco anos e permitirá a seleção de até 550 trabalhadores elegíveis e suas famílias incluídas em sua inscrição a cada ano.

O terceiro programa piloto cobre três setores de negócios: inteligência artificial, tecnologia da informação e efeitos visuais (l’intelligence artificielle et des technologies de l’information et des effets visuels), também com duração de cinco anos, visa atrair talentos internacionais que trabalham nesses setores, bem como reter aqueles que já estão no Québec em caráter temporário. A cada ano, poderão ser selecionadas até 550 pessoas, acompanhadas de seus familiares, sendo esse número dividido igualmente entre o setor de IA e os outros dois.

Observação: os programas anunciados podem sofrer alterações até 45 dias da data da sua publicação (28 de outubro de 2020), mas tudo indica que os programas vão sim ser colocados em prática. Estamos atentos e informaremos qualquer modificação!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nosso site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.