QUÉBEC

O Québec é a maior província com expansão territorial, cobrindo uma área de mais de 1,5 milhão de quilômetros quadrados, faz parte da região central do Canadá junto com Ontario e é o berço da francofonia no Canadá. 

No Québec 90% dos residentes declaram o francês como sua língua mãe. A população é de mais de 8,4 milhões de habitantes e sua capital é Ville de Quebec, mas o centro populacional, econômico e cultural é a famosa Montreal (Montreal é a segunda maior cidade do Canadá, veja mais sobre Montreal em “Maiores cidades”). 

Por fatores históricos, de colonização e de guerras, e, principalmente, pelo restante do país ser de colonização inglesa – aconteceram algumas tentativas de separação da província em um novo país, a última aconteceu em 1995 e a permanência no país venceu por uma diferença de apenas 1% dos votos.

É sem dúvida uma das províncias mais prósperas do Canadá, mas é também uma das que mais carece de mão-de-obra qualificada. Em geral, a riqueza de Quebec vem de diferentes setores econômicos. Entre eles, silvicultura, energia, mineração e energia hidrelétrica são particularmente relevantes. Nos últimos anos, outras indústrias ganharam destaque, como a farmacêutica, aviação, cinema, música, literatura, alimentos e praticamente todas as áreas de TI.

ONTÁRIO 

Ontário pertencente à Região Central do Canadá junto com o Québec e é a segunda maior em extensão territorial, com pouco mais de 1 milhão de km². 

Ontário é a região mais populosa do Canadá, possui mais de 14 milhões de habitantes – este número é aproximadamente 40% da população do país. Muito embora 95% da população declare o inglês como sua língua mãe, a província se orgulha de ter uma das maiores comunidades francófonas fora do Québec. 

Sua capital é Toronto, a maior cidade e o principal e maior centro financeiro do Canadá. (veja mais sobre Toronto em “Maiores cidades”).

Ottawa, capital do Canadá, fica em Ontário – assim como no Brasil a cidade mais famosa do Canadá (Toronto) não é a capital do país. 

Em Ontário estão localizados pontos turísticos famosos como as Cataratas do Niágara, os Grandes Lagos e a Torre CN, com 553 m de altura e um restaurante giratório que tem vista panorâmica da cidade de Toronto.

A província é muito rica, economicamente desenvolvida e a manufatura é a principal fonte de renda. O valor dos produtos industrializados produzidos em Ontário é maior do que a soma dos produtos industrializados produzidos em todas as outras províncias e regiões do Canadá.

BRITISH COLUMBIA

Colúmbia Britânica ou para os Canadenses apenas BC, é a décima província canadense e a única a formar a região Oeste. 

97% da população declara o inglês como sua língua mãe.

A província possui um vasto território de quase 1 milhão de km² e uma população que beira a 5 milhões de habitantes.

A capital da província é Victoria e a maior, mais conhecida e mais importante cidade é Vancouver.

BC é conhecida por suas belezas naturais, nenhuma outra província canadense possui mais parques, praias, montanhas e parques do que ela, atraindo milhões de turistas todos os anos.

Além do turismo, outros setores fortes da economia são os transportes, a agricultura e a indústria da madeira.

ALBERTA

Alberta fica na região das pradarias e sua extensão é de 661,848 km². A população é de mais de 4 milhões de habitantes.

97% da população declara o inglês como sua língua mãe.

A capital da província é Edmonton, mas sua maior e mais conhecida cidade é Calgary, a terceira maior do Canadá. 

Alberta é considerada a província do petróleo, com sua capital sendo o principal centro de abastecimento e de serviços relacionados ao petróleo no país. Seu PIB é o terceiro maior do Canadá ficando atrás apenas de Ontário e Québec, sua renda per capita é a maior de todas as províncias girando em torno de CAD$ 40.000,00 anuais. 

Além do petróleo, a economia de Alberta também se destaca na agricultura (um dos maiores rebanhos da América do Norte) e na mineração.

Nosso site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.